segunda-feira, 13 de julho de 2009

MÁRIO QUINTANA


1 º Poema: AH! OS RELÓGIOS

Amigos, não consultem os relógios
quando um dia eu me for de vossas vidas
em seus fúteis problemas tão perdidas
que até parecem mais uns necrológios...

Porque o tempo é uma invenção da morte:
não o conhece a vida - a verdadeira -
em que basta um momento de poesia
para nos dar a eternidade inteira.

Inteira, sim, porque essa vida eterna
somente por si mesma é dividida:
não cabe, a cada qual, uma porção.

E os Anjos entreolham-se espantados
quando alguém - ao voltar a si da vida -
acaso lhes indaga que horas são...


Mário Quintana

2º Poema: OS POEMAS

Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhoso espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...

Mário Quintana
Imagens Eduardo Poisl

12 comentários:

Sonia Schmorantz disse...

Mário Quintana foi um gênio da poesia, não porque cantou coisas maravilhosas, mas porque soube como ninguém falar do cotidiano, muitas vezes tedioso, à espera do fim. Mas o fez de forma tão bonita que mesmo verdades insípidas originaram lindos poemas do cotidiano.
beijos com amor

conduarte disse...

Mário QUintana, maravilha de poeta. Doce,

Um beijo e boa semana pra vocês
CON

Daniel Costa disse...

Eduardo

A poesia do Mário Quintana, só por si, eleva-nos à vida eterna.
Que excelência de pensador!

Devia agradecer sempres os teus comentários nos meus posts, hoje lembrei-me de o referir.
Daniel

Luiz Caio disse...

Olá Eduardo! Como vai?

TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!

Cris disse...

Meu poetamigo:

Quanta beleza a soma das imagens, os versos de Quintana e...a música.Era para passar o dia aquí, se possível fosse.

Boa semana. Beijo.

Paula Raposo disse...

Fantástico Mario Quintana!! Beijinhos.

Branca disse...

Adoro poemas, adoro Quintana, adoro vir aqui e ver essas imagens lindas...

Bom dia Eduardo...bjo!

Eu disse...

Escolheste de forma mágica os dois poemas...adoro Quintana!

Um abraço carinhoso

Agulheta disse...

Adoro a poesia de Quintana...palavras escritas de mestre.
Beijinho.

Ana Maria disse...

Amigo, boa noite!
Convido a visitar o meu Atelier das Poesias, tem festa lá, esteja convidado.
Agradeço sua visita importantíssima.
Beijinhos iluminados!

o¤° SORRISO °¤o disse...

Oi Eduardo.

Ótimas escolhas. Belos poemas de Mário Quintana.

Pássaros alçando vôo e fugindo do tic-tac dos relógios. :-)

*******




BOA NOITE e BOA QUARTA!!!



♥.·:*¨¨*:·.♥ Beijos mil! :-) ♥.·:*¨¨*:·.♥







http://brincandocomarte.blogspot.com/

___________________________________

Anônimo disse...

Se me perguntares que horas são?
Poderia perguntar onde está meu relógio?O relógio para ...as horas não, então me perguntes que horas são?Eu lhes direi hora de amar
beijos
Amo Mario Quintana, Fernando Pessoa