domingo, 6 de setembro de 2009

07 SETEMBRO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


BANDEIRA DO BRASIL
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
DIA DO FICO
O processo de independência
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

DOM PEDRO 1º
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole..
DIA DA INDEPENDÊNCIA
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

MAPA DO BRASIL

9 comentários:

Nade T. disse...

Edu, pensar no feriado só pelo descanso, pelo dia não trabalhado, pelo dia com a família sem entender o real significado dele para nós, brasileiros, é o mesmo que comemorar o Natal sem saber que a data significa o nascimento de Cristo!
Linda a sua postagem! História é vida!
Bjs e um super feriado pra você e família!

Hugo de Oliveira disse...

Belo resumo histórico...viu. Parabéns...e viva ao Brasil

abraços


Hugo

Nanda Assis disse...

amei a diferença, a homenagem e a cultura.

bjosss...

SuEli disse...

BOM DIA, Eduardo

Obrigada pelo belo post, em todos os sentidos.

Um abençoado dia para vocês,
Fiquem com Deus,

Anônimo disse...

Bom dia Eduardo,
Gostaria que soubesse,não há lugar no mundo igual ao nosso Brasil,somos diferentes em tudo,não moro mais no Brasil e te digo ,creia, Brasil só Brasil,apesar das imperfeições.
Povo acolhedor e ama Deus,povo amigo e ama o próprio povo ,fora dai a realidade é outra .
abraços
INDIANA

Ana Maria disse...

Como é bom vir aqui.
Aqui deliciamos de poemas e informações.
Um ótimo feriado e beijinhos!

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Eduardo, grande postagem, valeu vim visitar teu espaço cultural,
boa semana,
Efigênia CouEduardo, grande postagem, valeu vim visitar teu espaço cultural,
boa semana,
Efigênia Coutinho

Almirante Águia disse...

Bom relato, mas gosto de ir mais a fundo neste tema, saindo da visão oficial, Pedro defendia interesses pessoais, ele próprio não se identificava com a corte, juntando-se a isso, o mundo estava vivendo uma nova ordem, não fosse ele tomar a decisão muito sangue correria.
Ainda luto por um Brasil Independente

Grande Abraço

Unknown disse...

Parabéns seu blog é muito bonito, acompanho sempre ele - Se possivel peço que permitar divulgar o meu que esta abaixo neste espaço e se quizer pode divulgar o seu nos meus blogs fique a vontade, desde ja agradeço.

 
Tudo sobre 7 de Setembro Para Professores e Alunos
 
Para Professores:


Aprenda a fazer Origami para o Dia da independência


Atividades - Dia da Independência


Desenhos para Colorir Dia da Pátria


Dicas e Projetos Pedagogicos


Hino da Independência do Brasil


História do Dia da Independência


Só Cruzadinhas para o Dia da Patria


Para os Alunos:

Resumo sobre o Dia da Independência


O dia da Independência é importante?



Qual independência era monarquia?