sexta-feira, 21 de agosto de 2009

CANÇÃO



Mas agora
que eras a água em minha vertente,
eras a polpa do meu pão,
eras a sombra da minha gruta,
a resina do meu pinhal,
a asa do meu vôo esperto,
o guizo do meu manancial,
o alúmen agrário do meu horto,
a transparência do meu cristal,
doce fruto recém-mordido
que de doce me fazia mal,
voz de regresso e de partida,
mel de corola e de panal,
senda, em que meus pés se apressavam
como no imã o aço,
coração meu que em meu peito
talvez tivesse estado mal,
ponte entre Deus e a minha tristeza,
taça do céu sobre o mar,
pasto estrelado de rocios,
flor do pecado capital,
odor de sol e de caminho
num crepúsculo campestre
à sombra de um macieiral,
fina antena que me roçava,
punhal agudo que me matava,
ar, terra, canções, mar
astros da noite azulada,
sobre o horizonte polar,
eras caminho que seguir,
luz de estrelas de guiar,
e que além de conduzir
eras a terra a que chegar...

Pablo Neruda

17 comentários:

RETIRO do ÉDEN disse...

Amigo,
....
punhal agudo que me matava,
ar, terra, canções, mar
astros da noite azulada,
sobre o horizonte polar,
eras caminho que seguir,
luz de estrelas de guiar,
e que além de conduzir
eras a terra a que chegar...

Pablo Neruda

...mesmo no amor, por vezes sentimos ter de ser um pouco o "punhal duro" quando é preciso.
São os tais espinhos...mas a flor está lá, o amor!.

Obga. pela honra que nos deu com a sua visita.

Igualmente desejos de excelente fds.
Esse local das fotos é simplesmente maravilhoso.

Abraço
Mer

~PakKaramu~ disse...

Pak Karamu visiting your beutiful blog

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

BELO EDUARDO, LER NERUDA, SEMPRE É MOTIVO DE ALEGRIA POÉTICA,
DESEJANDO UM BOM FIM DE SEMANA,
EFIGENIA COUTINHO

Everson Russo disse...

Um forte abraço amigo e um belissimo final de semana.

PatiK disse...

Olá..
Adoro Neruda ,sempre emocionante.

Obrigada pela visita...não tenho tido muito tempo para o blog,então ele está meio abandonado,mas é sempre bom saber que as pessoas admiram as poesias postadas lá.
Abraços.

angel disse...

NERUDA E SUAS POESIAS... TUDO DE BOM MESMO. ADORO VIR ATÉ AQUI E LER TUDO.
OBRIGADA PELAS LINDAS POESIAS TODO FINAL DE SEMANA.
TEM SELINHO PRA VOC~E LÁ NO ANJOS SEM ASAS.
ABRAÇO E ÓTIMA SEMANA
aNGEL

Paula Raposo disse...

Maravilhoso Neruda!! Beijos.

Memória de Elefante disse...

Eduardo!
Gostei deste poema do Neruda!
Aliás, teu blog está muito bonito!Belas fotos!!!
Vim retribuir a visita.Bom fim de smena!Abraço!

Hugo de Oliveira disse...

Muito bom seu blog...é a primeira vez que passo por aqui. Já sou um seguidor...assim, poderei voltar outras vezes.


Vou te linkar em meus favoritos.


abraços


Hugo

neide disse...

Neruda é D*.

Bom final de semana.

Bjsss

Sonia Parmigiano disse...

Maravilhoso Neruda!!Linda escolha...

Te desejo um ótimo final de semana,
grata sempre por sua visita,

Beijos,

Reggina Moon

Meire Jorge disse...

Neruda é o que há!....simplesmente lindo.....bom final de semana. Bj

Leonor Varela disse...

Obrigado amigo pela visita

"Ninguém conhece os mistérios da vida,
nem seu significado definitivo,
mas, para aqueles que desejarem
acreditar em seus sonhos e em si mesmos,
a vida é uma dádiva preciosa
na qual tudo é possível."

Bom domingo
um beijo

Cris Animal disse...

Neruda é maravilhoso. Tive a oportunidade de visitar a casa dele que se tornoiu patrimônio histórico e estar lá é como absorver mais dessa genialidade de Pablo Neruda.
Linda escolha

beijos

Luna disse...

Pablo Neruda é um poeta imortal
beijos

Marcia M. disse...

belissimo bom ter uma terra um lar um amor pra se chegar,um forte abraço!

Anônimo disse...

Hola,
Adorei seu blog e suas poesias,adoro Pablo Neruda,imenso prazer.
Essas praias ,os barcos,me dão saudades do meu Brasil.
abraços.
INDIANA